[Recife-PE] Ana Farache lança livro sobre o grupo de teatro Vivencial

novembro 15, 2016

Por Milton Raulino  / Diálogo Comunicação


Foto: Ana Farache


Publicação sobre grupo que agitou Olinda nos anos 1970 acontece na quinta-feira (17), na Arte Plural Galeria

Será lançado no próximo dia 17/11 (quinta-feira), às 19h, na Arte Plural Galeria, o livro “Vivencial: imagens do afeto em tempos de ousadia”, da fotógrafa e jornalista Ana Farache. O evento conta ainda com exposição de 30 imagens, em formato 30x40 e impressas em papel algodão, selecionadas dentre as 105 publicadas no livro. A noite será festejada também com performances do escritor Jomard Muniz de Britto – que fará leitura de poemas – e do ator Henrique Celibi, que reviverá algumas encenações que fizeram parte do repertório do grupo criado na efervescência dos anos 1970, em Olinda.

O acervo de Ana Farache sobre o Vivencial é um dos mais significativos da trupe e tem sido referência e suporte para diversas pesquisas do movimento cultural pernambucano da época. São dezenas de fotografias realizadas entre 1979 e 1983, em película p&b, com utilização exclusiva da luz natural. Uma parte importante do acervo é formada por portraits, concebidos em absoluta cumplicidade entre os atores e a fotógrafa, muitos produzidos em cenários criados fora do ambiente teatral.

A fotógrafa morou em Olinda de 1976 a 1990, quando se dedicou a cobrir a cena cultural da cidade. Além de trabalhar em jornais e emissoras de televisão como fotógrafa, repórter e editora, Ana também atuou nos grupos de teatro da Unicap (Tucap) e no Ponta de Rua. Amiga de vários integrantes do Vivencial, foi particularmente muito próxima de Pernalonga (falecido em 2000), uma das figuras mais emblemáticas e queridas do grupo, que estampa a capa da publicação.

O livro “Vivencial: imagens do afeto em tempos de ousadia” tem a curadoria da fotógrafa Renata Victor, coordenadora do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco, e apresentações do escritor Jomard Muniz de Britto e da crítica de fotografia Simonetta Persichetti, docente da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo). O livro traz ainda depoimentos de ex-integrantes do grupo que relembram suas experiências no Vivencial.

“Ao passarmos pelas imagens de Ana, realizadas num período de obscurantismo político, mas de ousadia estética numa tentativa de sobrevivência, percebemos a importância de seu relato, que, muito mais do que representação de encenações previamente estabelecidas, se transforma em um documento de uma época, quase um diário – ou, parafraseando o título do livro, são imagens do afeto em tempos de ousadia”, ressalta Simonetta. 

Com o selo da Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, a publicação teve o incentivo do Funcultura/Governo de Pernambuco.

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Vivencial: imagens do afeto em tempos de ousadia”, de Ana Farache
Quando: quinta-feira, 17 de novembro de 2016
Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)
Horário: 19h
Valor do livro: R$ 40,00
Entrada franca. Mais informações: (81) 3424.4431

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *