[Recife - PE] Tertúlia Fotodocumental recebe Priscilla Buhr e seu projeto “Ausländer”
outubro 14, 2016Por Priscila Buhr / Jornalista
“Um ensaio que retrata o paradoxo dos sentimentos despertados durante a procura por uma identificação pessoal em uma terra desconhecida, distante e, ao mesmo tempo, impregnada de memórias e raízes. Uma história sobre busca, sobre um reencontro imaginário entre neta e avô”, essas são as palavras de Priscilla Buhr para definir “Ausländer” (que em alemão, quer dizer estrangeiro).
Jornalista recifense, mas com as raízes familiares na Alemanha, Burh trabalha desde 2007 com fotografia. Pesquisando e realizando projetos relacionados às narrativas visuais motivadas pela compreensão e reconstrução do passado e trajetos emocionais.Sobre o ensaio Priscilla afirma que as fotografias surgiram a partir do processo de identificação com o desconhecido naquele país, mas, mais do que isso, as imagens surgiam como se ela fotografasse, para mostrar para o seu avô, como ela via e sentia a sua terra.
Depois de um bom tempo tentando entender o que pedia o projeto e sem saber exatamente o que fazer com ele, Buhr o desengavetou e transformou num livro cheio de significados e tentando ao máximo aproximar o objeto livro da ideia central do projeto fotográfico. “O livro em si, deixou de ser um objeto singular e tornou-se dois pequenos livretos encadernados e costurados a mão, caminho que encontrei junto com os designers d'A Firma, que me ajudaram nas soluções gráficas do projeto. Não queria, de forma alguma, que o livro se tornasse algo formal, com diagramação clássica, cortes perfeitos, algo claramente e perfeitamente diagramado com aspecto de um livro padrão. Eu precisava contar aquela história de uma forma mais solta, simples e nos encontramos muito bem na construção desses caminhos”.
Dessa forma, segundo ela "Ausländer" enfim podia ser tocado, folheado e com ele nas mãos ela teve a sensação que havia encontrado o sentido que tanto buscava. “Não se tratava de uma reprodução de memórias, ou reencontro com o passado, ou busca pelas origens "Ausländer" é o que quem encontrar com ele sentir que ele é. É um emaranhado de ficções reais, de histórias pessoais e públicas, de sentimentos e vazios. E não só é, como também se torna. A fragilidade de "Ausländer" é o seu sentido que só é compreendido quando escutamos as nossas próprias ausências e perdas”.
A mostra "Ausländer" será lançada no sábado, 15 de outubro, a partir das 19 horas, na Casa de Máquinas. Essa será o quarto trabalho exposto pela Tertúlia Fotodocumental. Assim como nas edições anteriores, será aberto grupo de estudo para debate sobre o trabalho. Quem tiver interesse em participar do grupo de estudos basta enviar um manda um email pra tertuliafotodocumental@gmail.com
Data: 15/10/2016
Horário: 19h
Local: Casa de Máquinas – Rua José de Holanda, 295 – Torre, Recife/PE
0 comentários