[Recife-PE] MAC-PE abre exposição com acervo da Coleção Assis Chateaubriand

outubro 21, 2016

Por Dani Acioli / A Ponte Comunicação




Acervo com mais de 300 obras de artistas que retratam a história da arte moderna brasileira com nomes como Portinari, Tomie Ohtake e Lasar Segall estarão disponíveis a partir do dia 20 de outubro na Galeria Tereza Costa Rêgo (MAC-PE)

Apresentar um dos mais importantes acervos de arte moderna do Estado, a Coleção Assis Chateaubriand, com mais de 300 obras, por meio do viés da arte educação. Esse é o olhar lançado pela primeira exposição – num total de três - que será aberta no dia 20 de outubro, a partir das 19h, na Galeria Tereza Costa Rêgo, anexo do Museu de Arte Contemporânea MAC-PE, no Sítio Histórico de Olinda, com incentivo do Funcultura, numa parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Com trabalho de curadoria educativa da arquiteta e arte-educadora Lúcia Padilha Cardoso, também idealizadora do Projeto, a coleção foi agrupada em três grandes temas: Natureza, Pessoas e Abstratos. E assim estão divididas as três exposições. Pra essa primeira exposição, dentro do tema “natureza” serão mostradas pinturas de paisagens pernambucanas feitas por Telles Junior, como a tela “ Paisagem de Suape”, além de paisagens diversas de artistas como João Baptista da Costa, Eliseu Visconti e Darel Valença. Pinturas e desenhos retratando animais também fazem parte da mostra, com obras feitas por Wellington Virgulino, Tiago Amorim e Menochi Del Pichia. Composições de natureza-morta também serão expostas através de gravuras de Djanira e David Hokney e pinturas de Francisco Brennand e Montez Magno.

A exposição faz parte do projeto “Acervo Educativo do MAC-PE” que irá implantar um programa de ações educativas no Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. Ao longo do período de um ano, serão realizadas três grandes exposições; com a primeira sendo aberta nesse mês, e mais duas agendadas ao longo de 2017, ocupando a sala Tereza Costa Rêgo para promover atividades voltadas para a arte-educação e educação patrimonial. Além de encontros com professores, distribuição gratuita da publicação “Acervo Educativo: Coleção Assis Chateaubriand do MAC-PE”, serviço de agendamento para visitação de escolas e com mediação para desenvolver trabalhos educativos com o público visitante. “O projeto pretende aproximar o museu e o público através destas ações educativas. Ao revelar o importante e valioso acervo do MAC-PE, como conteúdo educativo para professores, alunos e público em geral, estará sendo oferecida a rara oportunidade de ter acesso a um patrimônio brasileiro muito rico. E essa é uma forma de contribuir com a formação e a inclusão sociocultural de um grande número de pessoas, realizando também uma ação complementar à obra educacional do Estado de Pernambuco”, explica a coordenadora e curadora educativa do projeto, Lúcia Padilha Cardoso. 


Para quem não sabe, a coleção Assis Chateaubriand foi o primeiro acervo do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, fundado no ano de 1966, doado pelo, na época, embaixador, Assis Chateaubriand – um dos maiores empreendedores da comunicação entre as décadas de 40 e 60 e colecionador de arte - ao Governo de Pernambuco. A coleção faz um passeio pela História da Arte Brasileira com obras que vão desde o academicismo do século XIX até o modernismo dos anos 60, com quadros de grandes nomes da pintura nacional como Tomie Ohtake, Candido Portinari, Lasar Segall, Monabu Mabe, Francisco Brennand e Almeida Junior. Entre as obras, está o quadro roubado do paulista Portinari, intitulado O Enterro, de 1959, roubado do MAC e achado um ano depois no Rio de Janeiro; as gravuras de Djanira, uma das maiores gravuristas do modernismo; e a coleção Hollywood Collection, de 1965, com gravuras em cores do artista David Hokney.


Números:
03 (três) exposições com obras de arte originais (pinturas e gravuras) da Coleção Assis Chateaubriand;
03 (três) encontros com professores para capacitá-los a trabalharem o acervo do MAC-PE como conteúdo educativo em salas de aulas;
Distribuição de exemplares da publicação educativa “Acervo Educativo: Coleção Assis Chateaubriand do MAC-PE”;
Distribuição de postais com imagens da Coleção Assis Chateaubriand para o público visitante;
Disponibilizar um exemplar da publicação “Acervo Educativo: Coleção Assis Chateaubriand do MAC-PE” transcrita em braile no espaço educativo;
Oferecer serviço de agendamento para visitação de escolas às exposições;
Disponibilizar mediação para recebimento do público no espaço educativo pelo período de um ano;


MAC- PE - O Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC-PE), localizado em Olinda, foi inaugurado em 1966, com a doação de parte da coleção do embaixador Assis Chateaubriand ao Estado de Pernambuco. Nessa ocasião, a antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública do Município de Olinda, uma edificação do século XVIII, foi restaurada e tombada pelo IPHAN para abrigar a exposição inaugural do museu com as obras doadas. O acervo que deu origem ao MAC-PE conta com obras de renomados artistas brasileiros, tais como: Cândido Portinari, Tomie Ohtake, Lasar Segall, Manabu Mabe, Francisco Brennand, Ladjane Bandeira, Montez Magno, Almeida Júnior, Djanira, entre outros grandes nomes da arte nacional.

Serviço:
Exposição A Natureza - Acervo Educativo do MAC-PE
Abertura: 20 de outubro
Horário: a partir das 19h
Visitação: a partir do dia 21, de terça a sexta, das 9h às 13h.
Contato para agendamento das escolas: (81) 3184-3153

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *