[Rio de Janeiro-RJ] Exposição ‘No espaço entre nós’ leva ao Museu da República resultado de projeto envolvendo adolescentes de classe média e de comunidade no Jacarezinho

julho 29, 2016

Por Kamille Viola

Foto: Divulgação

Universos distantes que se encontram pela arte. Depois do trabalho de alguns meses envolvendo adolescentes de classe média e de uma comunidade, a exposição ‘No Espaço Entre Nós’ chega ao Museu da República, a partir do dia 6 de agosto, com uma instalação audiovisual e obras interativas. A ideia foi desenvolvida pelo artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues, e apoiada pelo Instituto de Arte Educação (IAE).

Com patrocínio da Farmoquímica, através das leis de incentivo do Ministério da Cultura, a mostra é resultado da interação de alunos do CEAT – Centro Educacional Anisio Teixeira, em Santa Teresa, Zona Central do Rio de Janeiro, com adolescentes da comunidade do Jacarezinho, localizada na Zona Norte. Os jovens não se conhecem e só se encontrarão às vésperas da abertura da mostra. Os meninos, com idades entre 12 e 15 anos, tiveram suas imagens transformadas em sombras e misturadas em mandalas. Não é possível distingui-los nas obras.

Durante as oficinas, foram realizados vários trabalhos de sensibilização onde os alunos foram instigados a se representarem e se comunicarem de maneira subjetiva, utilizando diversas técnicas e materiais plásticos. Para a proposta final, foram fotografadas as sombras de cada um representando com seu corpo a frase “se eu fosse arte, seria....”.Elas foram organizadas em mandalas, depois impressas em grandes papéis, com seus centros vazios. Cada aluno recebeu a imagem da mandala em que participou para trabalhar. Na exposição, o público poderá ver 36 diferentes criações, que, para a instalação, foram editadas em um vídeo de Maurício Salles com animação de Marcos Magalhães e sonorizadas pelos depoimentos dos próprios alunos.

– 'No espaço entre nós' é uma instalação otimista, porque aponta para a possibilidade de reduzir conflitos através da arte. A proposta era: 'Como você soluciona em arte o espaço vazio que existe entre nós?’ Apesar de parecer muito simples, a arte pode ligar. Na verdade, a arte salva, porque se nutre e se fortalece justamente com as diferenças – explica Helio Rodrigues.

Também haverá uma parte interativa na mostra, em que o público poderá brincar com sombras imantadas sobre caixas de luz com cores, formas e o espaço entre elas. Os trabalhos criados serão fotografados e postados no Facebook da mostra, e o público poderá guardar e compartilhar sua criação, com a hashtag #noespacoentrenos.


Sobre Helio Rodrigues:
Artista plástico e arte-educador, Helio nasceu no Rio de Janeiro em 1949. Iniciou sua carreira profissional em 1968, no Brasil. Expõe regularmente na Bélgica, Alemanha e Estados Unidos desde 1986. Participa de bienais e feiras de arte desde 1980. Em 1971, passou a ministrar o Curso para Formação de arte-educadores (FORMAE). De 2002 até hoje, atua como consultor para conteúdos arte-educacionais em escolas. Desde 2007, integra a equipe acadêmica do Instituto Pró-Saber, como professor de arte-educação, e a de profissionais do Baalaka –Centro de Arteterapia. Coordena o projeto social Eu Sou, promovido pelo Instituto de Arte educação – IAE. O projeto tem como objetivo reconstruir através da arte a identidade de jovens moradores de comunidades de risco.


Serviço:
Exposição ‘No espaço entre nós’
De 6 de agosto a 4 de setembro de 2016
Funcionamento: Quinta e sexta-feira, das 11h às 17h. Sábado e domingo: das 12h às 18h
Museu da República. Sala de Arte-Educação. Rua do Catete, 153 – Catete. Telefone: 2127-0324
Classificação livre
Grátis

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *