Canal Futura prepara programação especial em homenagem ao Dia das Crianças e do Professor.

outubro 07, 2015

Por Melina Nascimento / Approach Comunicação

A incrível expedição ao mundo selvagem de Artur Pereira / Foto: Divulgação

Para comemorar o Dia das Crianças, 12 de outubro, o Canal Futura preparou uma semana inteira de programação especial. Inédito e produzido pela Conspiração Filmes, o programa “A incrível expedição ao mundo selvagem de Artur Pereira Ferreira, 11 anos”, vai ao ar na segunda-feira e conta a história de um garoto do 6º ano em seu primeiro dia de aula. O episódio “De Volta à Base da Cadeia Alimentar” retrata os conflitos da pré-adolescência comentados pelo explorador da natureza George Bonaventura, interpretado pelo ator João Velho, que traça um divertido paralelo entre a vida dos animais na selva e a das crianças na escola. 
 
O Cine Especial de Dia das Crianças segue até sexta-feira com a exibição dos filmes e animações “Asterix e os 12 Trabalhos de Hércules” (13/10), “Garoto Cósmico” (14/10), “Pequeno Cidadão 2” (15/10) e “Asterix e Cleópatra” (16/10). 
 
Em homenagem ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, o Canal Futura exibe documentários sobre educação a partir de segunda-feira (12). Em cinco episódios, a série documental Educação.doc, produzido pela Buriti Filmes, mostra casesde escolas públicas com ensino de qualidade e resultados surpreendentes. Do Piauí ao Paraná, passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, os cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi vão a escolas em regiões pobres que, mesmo em condições adversas, realizam um trabalho de excelência, com 100% de aprovação em vestibulares e notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média da rede privada. A série vai ao ar de segunda (12) à sexta (16), às 15h.

No sábado (17), às 20h, o Futura apresenta o documentário Destino: Educação Brasil. Produzido pelo canal em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) – Departamento Nacional, o filme revela experiências relacionadas à prática do ensino em cinco cidades diferentes - Lícinio de Almeida, na Bahia; Treze Tílias, em Santa Catarina; Chapadão do Céu, em Goiás; Belém, no Pará e Rio de Janeiro -, que foram selecionadas considerando indicadores como o Ideb, o percentual de alunos com aprendizagem adequada, a desigualdade educacional no município e a contribuição da escola para a aprendizagem dos alunos, tendo em vista o nível socioeconômico. O documentário acompanha um estudante de cada cidade e sua rotina de estudos, conversa com professores e pais e apresenta o contexto político, histórico, social e cultural da região, mostrando como encontraram soluções, dentro da escola, para despertar e manter vivo o prazer de aprender. Com o objetivo de contribuir para o debate sobre educação no Brasil a partir de experiências significativas e de sucesso, o filme também conta com depoimentos de especialistas em educação, que analisam a realidade do ensino no país.

CONFIRA AS SINOPSES:

CINE ESPECIAL DIA DAS CRIANÇAS
Incrível Expedição ao Mundo Selvagem de Artur Pereira Ferreira, 11 anos
Segunda-feira, 12/10, às 11h e 17h30
O explorador da natureza George Bonaventura observa e comenta a vida de um garoto de 11 anos da mesma maneira que observa animais selvagens, traçando um divertido paralelo entre a vida dos animais na selva e a vida das crianças na escola. É o primeiro dia de aula de um menino comum, Artur Pereira Ferreira, e são várias as mudanças que ele tem que enfrentar: a troca do turno da tarde para o da manhã, passar a ter vários professores diferentes, encontrar com moças e rapazes bem mais velhos, se aproximar de uma menina interessante, mas principalmente, decifrar – e se adaptar - a um novo código de comportamento, típico da pré-adolescência. 
 
Asterix e os 12 Trabalhos de Hércules
Terça-feira, 13/10, às 11h e 17h30
César oferece aos gauleses um acordo: se eles realizarem doze tarefas especiais com êxito, ele vai entregar o Império Romano para eles. Se os gauleses falharem, eles vão ter que se render ao Império Romano. Asterix está pronto para assumir o desafio.

Garoto Cósmico
Quarta-feira, 14/10, às 11h e 17h30
Cósmico, Luna e Maninho vivem em um mundo futurista, onde as vidas são inteiramente programadas. Uma noite eles se perdem no espaço, enquanto buscam obter mais pontos para ganhar um bônus na escola. Descobrem, então, um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.

Pequeno Cidadão 2
Segunda-feira, 12/10, às 11h e 17h30
Tudo começou em 2008, quando quatro amigos e músicos - Antonio Pinto, Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra e Taciana Barros - resolveram gravar com seus filhos. PEQUENO CIDADADÃO 2 nasce com maior participação das crianças, que cresceram e aprenderam, começando a compor mais com os pais e amigos. Os temas são o universo infantil, alegrias, dúvidas, desafios, tristezas e diversão.

Asterix e Cleópatra
Sexta-feira, 16/10, às 11h e 17h30
No Egito, Cleópatra aposta com César que sua nova casa de verão será construída em algumas semanas. Para ganhar, ela pede a ajuda de Asterix, Obelix e sua poção mágica.

ESPECIAL DIA DOS PROFESSORES
Educação.Doc
Segunda à Sexta, 12 a 16/10, às 15h
Educação.doc é uma série de documentários que dialoga diretamente com os anseios das ruas, com as vozes dos protestos e mostra que, talvez, para conquistarmos o sonho de uma educação de excelência, tenhamos que colocar o foco nas pessoas certas, acender as luzes e ligar as câmeras para centenas de heróis desconhecidos, articulados e competentes que já iniciaram uma discreta e profunda transformação na educação do país.

Doc. Destino: Educação Brasil
Sábado, 17 /10, às 20h
A série Destino Educação chega ao final da sua segunda temporada, com um episódio especial, de 52 minutos de duração. O documentário apresenta iniciativas exitosas do ensino público brasileiro sobre ponto de vista dos alunos.  São retratadas cinco cidades diferentes: Lícinio de Almeida (Bahia), Treze Tílias (Santa Catarina), Chapadão do Céu (Goiás), Belém (Pará) e Rio de Janeiro. O episódio mostra a rotina escolar e familiar e as aspirações destes jovens, além da forma como encontraram em suas escolas um caminho para a concretização de seus sonhos. Histórias cativantes, como a de Emanoela, do sertão baiano, que sonha em ser médica geriatra para cuidar da avó, a dos  gêmeos de Belém, desenvolvendo seu talento para música e poesia, a da jovem Rafaela, do subúrbio do Rio de Janeiro, que vive em sua escola uma experiência inovadora de ensino integral, voltada para o protagonismo juvenil. Conta também com o depoimento de alguns dos principais especialistas em educação no país, que analisam os principais fatores de sucesso do ensino público, a realidade do ensino  brasileiro como um todo e a forma como a escola lida com o jovem no Brasil do século XXI.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *