Entrevista com cantor e compositor Valdo Viana

agosto 19, 2014


Por Cecília Assis / Mais Por Arte

Valdo Viana  / Foto: Virginie Caquot

Valdo Viana é poeta, compositor e cantor. Nascido em Esperantinópolis-MA, cresceu em uma família completamente musical. Mudou-se para Brasília aos 17 anos, na capital federal se apresentou em diversos festivais, teatros, festas na UNB e em barcos pelo Lago Paranoá. Atualmente, o artista lança seu 1º álbum, com o título "Brasilha", que mostra a sonoridade de Brasília e a música regional do Maranhão.

Mais Por Arte: Você sempre cantou e compôs? Ou tinha uma outra profissão?
Valdo Viana: Sim, a música veio por herança familiar. Recebi de Deus a dádiva do canto e uma certa facilidade para escrever desde criança. Com disciplina, continuo até hoje me esforçando para melhorar.
Sim, sempre tive outras profissões em paralelo ao sonho de viver exclusivamente da música.

Mais Por Arte: Por ter nascido em uma família musical, você teve várias influências musicais como da década de ouro, jovem guarda, forró, MPB, samba, rocks inglês e de Brasília. Por que você escolheu a MPB? O que te encantou?
Valdo Viana: Ter voltado a MPB foi um retorno natural à música que me acompanha desde criança. O grande encanto está na pluralidade brasileira que a MPB representa, essa diversidade que nos faz melhor sendo nós mesmos. Sinto isso todos os dias ao observar a minha vida e o cotidiano das pessoas representados nas canções do álbum Brasilha.


Mais Por Arte: Em algumas situações, os incentivos (vindo do governo, de algumas empresas e produtoras), demoram ou não atendem a demanda de artistas. Você acredita que exista outros meios para divulgação e comercialização do trabalho artístico? Quais?
Valdo Viana: Atualmente há diversos meios digitais, mas nenhum se consolidou como modelo ou garantia de sucesso. Acredito que o sucesso de um trabalho só é possível através da integração conjunta dessas ferramentas: internet, porta a porta, mídias sociais, marketing artístico, Rádio e TV.
Vejo que somente após atingir a melhor parte de todos os meios é possível construir um todo sólido.

Mais Por Arte: Você conquistou estrangeiros com a sua música, quando fez um pocket show em Paris. Fala pra gente sobre esta oportunidade de divulgação, você tem planos para trabalhar no exterior?
Valdo Viana: Foi uma noite memorável, a plateia estava repleta de franceses, alemães, europeus do leste, asiáticos e latino-americanos. Fiz um show eletrizante, era possível ver a alegria nos rostos de cada pessoa ali presente. Ficaram encantados com as canções e a minha espontaneidade brasileira.
Estou apenas aguardando o aval dos produtores europeus para iniciar a turnê na França, Bélgica, Holanda e Alemanha.

Mais Por Arte: Você acredita que os Estrangeiros valorizam a nossa música mais do que os próprios brasileiros?
Valdo Viana: Grande parte, sim. Os europeus são mais abertos ao que temos de mais rico: a diversidade cultural. Eles valorizam muito esse quesito, acreditam que a beleza do Brasil está na manutenção e na expansão de suas tradições e diferentes manifestações culturais.
Infelizmente, muitos brasileiros preferem rechaçar valores pertencentes a sua própria identidade cívica e cultural.

Mais Por Arte:  Para o álbum "Brasilha", como surgiu a ideia de misturar a música regional do Maranhão e a sonoridade de Brasília?
Valdo Viana: Após o sucesso do show em Paris, tive a sensação que poderia inovar minha música a partir de pequenos detalhes modernos que seriam incorporados a estrutura regional das canções. Esse processo expandiu o alcance das canções, que passou de música brasileira para World Music.

Mais Por Arte: Como está sendo a aceitação do público?
Valdo Viana: Completamente positiva!! Brasilha conseguiu naturalmente o reconhecimento de músicos eruditos, roqueiros, metaleiros e pessoas de outros estilos musicais. Mas o que me deixa mais feliz é saber que o público geral adotou as canções como parte de suas vidas.
Isso se comprova ao passar dos meses, continuo recebendo ligações e mensagens de pessoas de Nova York, Paris, Brasília, Maranhão, e agora do Recife, dizendo que adoraram o trabalho, e perguntando quando vou fazer shows na cidade delas.

Mais Por Arte: Falando do futuro, você pretende fazer parcerias com outros cantores ou compositores? Quem seria?
Valdo Viana: A parceria musical é uma troca de dons e talentos individuais que se agregam. Tenho muita vontade de dividir letras e ampliar o alcance de canções com outros artistas, mas no momento não tenho ninguém em mente.


Para ouvir o álbum na íntegra, acesse: www.valdoviana.com   


VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

2 comentários

  1. Um trabalho esmerada que resultou num álbum de grande qualidade e um bonito e animado show...pude comparecer ao lançamento do disco na Fnac do Parkshopping...cresceu meu orgulho de compartilhar da amizade desse talentoso artista, que certamente crescerá e nos brindará com novidades no decorrer do tempo...Avanteeeee!!!!
    Abração
    Ademir Borges (Zidema)

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho. A brasilidade espontânea de Valdo Viana é ímpar!
    Eder Siebra

    ResponderExcluir

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *