[ RECIFE/PE ] A Maumau promove dois eventos culturais nesta quinta-feira: performance do artista residente Caetano Costa e o lançamento em Pernambucode livor do autos paulista Perci Guzzo
Literatura julho 30, 2018
Por Lia Letícia / Galeria Maumau
Às vésperas de completar 10 anos de (r)existência artística e cultural, a Maumau investe em formatos que vêm formulando desde suas primeiras exposições, festas, oficinas e demais eventos. Um das “táticas” cultivadas é a de agregar eventos de diferentes naturezas, mas que por isso mesmo são um convite a convivência entre as linguagens. A tão promulgada intersecção das artes é hoje um artifício de sobrevivência para o espaço, visto que acaba agregando diversos e mais espectadores para seus eventos.
Nesta quinta-feira a Maumau abre os portões vermelhos para o lançamento em Pernambuco do livro do autor de Ribeirão Preto, Perci Guzzo e traz mais uma ação performática do artista, atualmente in residência no ateliê/galeria, Caetano Costa.
Caetano Costa, que está com exposição desde o dia 19 de julho na Maumau, tem concebido diversas ações interativas no espaço, “Franqueza” é a primeira mostra individual do artista. Os trabalhos de modo geral, trazem uma proposta "insurgente `as conjunturas históricas que ainda são determinantes na contemporaneidade. Não há isenção de si nas situações criadas por Caetano, todas refletem um compromisso em inutilizar as lógicas opressoras.", como nos fala a jovem curadora Ariana Nuala.
Uma dessas ações foi um prato cozinhado pelo artista, totalmente composto pela xepa(sobra) da Ceasa, articulando e refletindo sobre reaproveitamento de alimentos com táticas e sobrevivência de um artista periférico. Nesta quinta, dia 02, a “Ação Nº 5- Quebrando Signos, Exercendo Poder”, terá um primeiro momento as 11h na Praça do Diário, onde o artista performará e contará com a interatividade dos transeuntes. A ação será filmada e levada `a galeria as 19h, numa sessão de montagem ao vivo com os artistas convidados Iagor Peres e Marcos Haas.
Nossa outra atração é lançamento oficial com bate-papo com o autor do livro "Prefiro onde o verde prevalece", de PERCI GUZZO (antes ocorreu na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto em maio. E, em segundo momento, também no Dia Mundial do Meio Ambiente.
O livro é reunião de cinquenta artigos publicados na imprensa de Ribeirão Preto (SP) pelo ecólogo Perci Guzzo e traça um panorama acerca da questão ambiental brasileira tendo como escalas principais o município e a cidade. Além de demonstrar causas e consequências de conflitos socioambientais, o autor aponta propostas e firma a convicção ao lado dos interesses coletivos. Se é fato que há um colapso ambiental em curso, Perci acredita que somente a internalização urgente, sincera e competente da Ecologia nas agendas política e econômica dos governos, empresas e da sociedade civil poderá evitar inimagináveis sofrimentos ou mesmo o desaparecimento da civilização.
Seu texto vai sendo urdido com informações das ciências naturais, linguagem técnica da profissão, reminiscências afetivas e intervenções de poesia, alcançando uma perspectiva ora jornalística, ora literária.
SOBRE O ARTISTA
Caetano Costa (1992), vive e trabalha em Recife. Pensa e produz seus trabalhos via epistemologia do deboche. Um deslaçar na lógica capitalista da produção de arte, trazendo como motim a sobra e o resto, transgredindo o lixo e potencializando a materialidade em seu processo. A reciclagem e a gambiarra como necessidade e sobrevivência, distante do discurso alienado do - politicamente correto - atrelado ao marketing social da classe média. Licenciando em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 2015. Idealizador da Mostra À Beira e da Coletiva Infecciosxs, participa este ano como curador do III Palco Preto. Seus trabalhos estiveram em algumas exposições coletivas, incluindo a Mostra One Week em Cape Town (África do Sul) na Association For Visual Arts (AVA) Gallery.
SOBRE O AUTOR
PERCI GUZZO é natural de Birigui, SP. Possui graduação em Ecologia e mestrado em Geociências e Meio Ambiente — ambos cursados na UNESP — Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. Como técnico de nível superior da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, integra equipe nas áreas de licenciamento ambiental e arborização urbana. Colaborador do Jornal Tribuna Ribeirão onde publica regularmente artigos sobre a temática socioambiental. Em 2016, lançou seu primeiro livro de poesia, Mais Céu. Reside e trabalha em Ribeirão Preto, SP.
-----------------------------------------------------
SERVIÇO
LANÇAMENTO "PREFIRO ONDE O VERDE PREVALECE" de Perci Guzzo
Bate-papo e autográfos as 19h
PERFORMANCE DE CAETANO COSTA/EXPOSIÇÃO FRANQUEZA
20h30
na Galeria Maumau
Rua NIcarágua, 173- Espinheiro/Recife
ENTRADA FRANCA