[ Recife/PE ] Exposição individual de Neilton é prorrogada no Mamam
julho 12, 2018Por Dulce Reis / Feed Comunicação
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Foto: Divulgação |
A
exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de
Devotos”, do multiartista Neilton, foi prorrogada
até o dia 26 de agosto de 2018, no Museu de Arte Moderna
Aloísio Magalhães (Mamam). A visitação da mostra seria
encerrada neste domingo (15). Com mais de 1.700 visitantes desde a
sua abertura, no último dia 09 de maio, a exposição apresenta um
passeio pela história da Devotos, uma das bandas mais
importantes e influentes de Pernambuco, com a exibição de mais de
60 peças. A visitação é aberta ao público e a entrada é
gratuita.
Na
exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de
Devotos”, o público pode conferir desde os quadros criados
especificamente por Neilton, que também é curador da
mostra, como base para os projetos gráficos dos seis discos de
estúdio, um ao vivo e dois vinis do grupo, além de raridades como
backdrops, pôsteres, ingressos e capas de fitas demo. Tudo fruto de
um trabalho desenvolvido de forma independente desde a década de
1980 até hoje. O texto de apresentação da mostra é assinado pela
historiadora Heloísa Buarque de Hollanda.
A
exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de
Devotos” é uma realização de Neilton e
do Grão Coletivo (Auroras, Criativo Soluções,
Feed Comunicação e Grão – Comunicação e
Cultura). A mostra conta com incentivo do Fundo
Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura
PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de
Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura
de Pernambuco e Governo de Pernambuco.
Formada
por Cannibal (baixo e vocal), Celo
Brown (bateria) e pelo próprio Neilton (guitarra),
a Devotos é uma banda que está na estrada desde 28
de fevereiro de 1988. Apesar de não ter integrado a primeira
formação, Neilton assumiu um papel fundamental na
imagem e sonoridade da banda. Em 1989, ao entrar para o grupo formado
no Alto José do Pinho, no Recife, o então adolescente
de 16 anos acumulou as funções de guitarrista, de artista visual e
de designer, criando uma logo, desenvolvendo os cartazes dos shows e
fazendo a capa da primeira fita K7 demo do grupo. Tudo bem de acordo
com a filosofia do punk, o chamado “Do It Yourself”.
E foi no
esquema “faça você mesmo” que Neilton aprendeu
tudo o que sabe. Desde criança, ele já desenhava. Na adolescência,
passou a pintar camisetas para vender, como forma de conseguir algum
dinheiro para seguir fazendo música. Cada camisa era exclusiva, peça
única. Depois passou para as telas e não parou mais. De lá para
cá, só da própria Devotos, o artista criou seis capas
de discos. Para isso, ele primeiro desenha ou pinta vários quadros
para depois escolher o que vai entrar no projeto gráfico, o que vai
ser capa, o que vai para o encarte, o que vai ser pôster, etc.
Assim, a
cada novo CD, EP ou vinil, Neilton foi se firmando
cada vez mais como artista visual. “Em 1996, a Devotos conseguiu
um contrato com a gravadora BMG. Então foi o momento de estrear a
minha primeira capa de um CD. Fiz mais de 20 aquarelas para alguma
ser escolhida para a capa. Foi aí que vi que meus desenhos e
pinturas valiam alguma coisa. Alguém da direção artística da
gravadora se interessou em comprar uma dessas aquarelas e terminei
com boa parte delas vendidas! Depois dessa experiência, tive mais
segurança para me aventurar no mundo das artes plásticas pra
valer”, relembra.
Na
exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de
Devotos”, Neilton ocupa completamente dois
andares do Mamam, um dos mais conceituados museus de Pernambuco. A
mostra funciona como um panorama de duas de suas carreiras, a de
artista visual e de músico. Tudo ao mesmo tempo. “Atualmente eu
toco com a Devotos e com o poeta e músico Lirinha.
Pinto, desenho, faço projetos gráficos e ilustrações para algumas
capas de CD e vinil para vários artistas. Tenho um trabalho com
projetos de caixas acústicas e amplificadores valvulados para
instrumentos musicais elétricos, a Altovolts”, conta.
A
exposição está distribuída por quatro salas em dois andares
do Mamam. Na primeira sala, o público encontra três
aquarelas, que serviram de base para o projeto gráfico do primeiro
disco da banda, o “Agora tá valendo” (1997); seis telas em tinta
acrílica resultantes do trabalho desenvolvido para o CD também
intitulado “Devotos” (2000); e mais quatro aquarelas, um quadro
bico de pena e um carvão sobre papel, que integraram o projeto
gráfico do disco “Hora da Batalha” (2003).
Ainda na
primeira sala, estão expostos outros diversos itens, com destaque
para uma réplica de backdrop, que era usado nos palcos por onde a
banda fazia shows e diversas peças de memorabilia, o corpo da
primeira guitarra comprada por Neilton, bem como o
primeiro instrumento que ele mesmo montou, o primeiro baixo
de Cannibal e até mesmo a capa do que poderia ter
sido o primeiro compacto em vinil do grupo.
Na
segunda sala do primeiro andar, o público é convidado a fazer uma
imersão no mundo dos shows da Devotos através de
uma intervenção idealizada e realizada nos palcos durante os shows
da turnê de 25 anos. Em três backdrops pintados por Neilton,
são projetados três vídeo mapping do artista multimídia Gabriel
Furtado, membro fundador do coletivo Media Sana,
usando algumas obras pelo próprio guitarrista como conteúdo. Tudo
isso ao som do grupo. Entre um andar e outro do Mamam, o
artista aproveita para exibir mais dois backdrops resultantes de mais
uma de suas telas.
Ao
chegar ao segundo andar, o público encontra quatro quadros com
desenhos em bico de pena que foram incluídos no design do disco
“Flores com Espinhos para o Rei” (2006); um díptico em tinta
acrílica realizado especialmente para o CD “Póstumos” (2012);
dois trabalhos em bico de pena integrantes do projeto gráfico do
vinil “Victoria” (2010), que é o primeiro vinil da Devotos,
lançado na França; um quadro em tinta acrílica em que o artista
retrata a vizinhança do Alto José do Pinho; e mais duas
acrílicas inéditas.
Ainda no
segundo andar do Mamam, Neilton selecionou
vários clipes da Devotos para exibição, além do
documentário “Punk Rock Hardcore” (1995), de roteiro e direção
de Adelina Pontual, Cláudio Assis e Marcelo
Gomes. Para completar, a exposição também apresenta fitas
demo, CDs, vinis, camisetas e vários cartazes de diversas fases da
banda, desde os anos 1980, que foram criados pelo artista para
divulgar os shows da banda, além de outros pôsteres de
apresentações da banda por todo o mundo.
Sobre
Neilton – Nascido no Recife, em 1971, Neilton é
músico, artista visual, designer gráfico e desenvolvedor eletrônico
de amplificadores para instrumentos musicais. Formado em artes
gráficas na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães
(Etepam), é o responsável pelas capas dos vinis e CDs da banda de
punk rock Devotos desde 1997, banda em que é
guitarrista, onde, junto a seus companheiros, já realizou várias
turnês pelo Brasil e Europa. Entre as publicações importantes que
já participou, o artista destaca o convite para ser tema da matéria
principal e ilustrador da capa da revista Continente (número 190).
Como
artista visual e designer, Neilton também ilustrou
diversas capas de discos, sites e DVDs de bandas como Cordel
do Fogo Encantado, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério,
Cascabulho, Academia da Berlinda, The Baggios, Fernandes,
Mamylove (cantora africana radicada na França), entre
outros. O multiartista ainda é um dos fundadores do Grupo de
Pesquisa de Tecnologias Mortas, o Altovolts. Desde 2006,
o grupo estuda/pesquisa e desenvolve linhas de amplificadores para
instrumentos musicais atendendo músicos de todo o Brasil.
Serviço:
Exposição:
“A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos”
Artista:
Neilton
Visitação:
prorrogada até 26 de agosto de 2018 (domingo)
Dias e
horários de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 12h às 18h.
Sábados e domingos, das 13h às 17h
Local:
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam)
Endereço:
Rua da Aurora, 265, Bairro da Boa Vista – Recife – PE
Incentivo:
Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Fundação
do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe),
Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco
Realização:
Neilton e Grão Coletivo (Auroras, Criativo Soluções, Feed
Comunicação e Grão – Comunicação e Cultura)
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