[Recife-PE] Cinecão: Obscuros Artistas Mundanos

agosto 23, 2016

Por Lia Letícia / Galeria Maumau


Cinecão, em parceria com projeto Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, propõe diálogo entre artistas contemporâneas e artistas de rua, Diabolim e Michael Jackson do Recife fazem performances ao vivo.

Na próxima quinta-feira (25 de agosto) será realizada na Maumau a sexta edição deste ano do Cinecão, evento dedicado às artes experimentais com coordenação e curadoria assinada pela artista Lia Letícia. A programação gira em torno das diversas reflexões e desdobramentos gerados com a disponibilização da pesquisa realizada pelo projeto O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos.

O evento tem início às 19h com a presença da idealizadora e coordenadora do projeto, a pesquisadora Clarice Hoffmann, e com a curadora Clarissa Diniz, que irão bater um papo sobre o conteúdo do “fichário” e sobre os trabalhos artísticos selecionados e realizados a partir de uma convocatória lançada pelo projeto.

Na seqüência, ocorre o lançamento do segundo volume do catálogo do projeto com a participação de duas das três artistas selecionadas pela iniciativa. Marie Carangi e Irma Brown irão expor os trabalhos criados em diálogo com o “fichário” através de uma montagem criada especialmente para o Cinecão. Seus trabalhos articulam a cidade como poesia de afetos e o corpo como resistência política.

Outra convidada desta edição, a artista Maria Duda apresentará o início de uma pesquisa que vem desenvolvendo, um pequeno ensaio audiovisual que trata sobre a memória e o feminino nos "tempos do fichário”.

Em busca de uma articulação real com um universo artístico não “oficial”, não “legitimado” pela “Instituição Arte”, o Cinecão também abre espaço nesta edição para uma convivência com o que identificamos como ‘contemporaneidade do não-contemporâneo’. Pode ter artista mais outsider do que o de rua? Aqueles que equilibram sensibilidade artística e sobrevivência? Temos a HONRA de receber DIABOLIM e MICHAEL JACKSON DO RECIFE, artistas que com suas performances teimam em nos mostrar os caminhos obscuros de artistas que resistem num ambiente que não consegue encaixá-los.

Para fechar, o Cinecão exibe ainda um vídeo assinado por Lia Letícia, com o musicista Jessé de Paula, morto de forma trágica e triste na Estação Central do Recife. Num encontro que só o destino pode explicar, Lia e Jessé performaram juntos em 2013 nesta mesma estação. Este Cinecão é uma homenagem sincera ao incrível artista que ele foi! Evoé!

Comidinhas, cerveja gelada e a seleção musical do artista sonoro Thelmo Cristovam completam o ambiente de quintal da Maumau.

O Cinecão é gratuito, mas como iniciativa independente sem aporte financeiro privado ou público, a organização coloca uma caixinha a disposição para quem quiser colaborar!

http://www.maumaugaleria.com/category/cinema/



FICHA TÉCNICA CINECÃO

Coordenação e curadoria: Lia Letícia
Produção: Juliana Zzui Ferreira e Irma Brown
Designer Gráfico: Daniela Brilhante
Equipe de Montagem: OCOECOA (André Vieira, Manuela Dias de Melo, Maximiliano Roger e Tatiana Coelho da Paz).

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *