Olinda - PE | Artista plástico Luís Horácio apresenta exposição “O Ser é Redondo” em Olinda.

novembro 04, 2015

Por Juliana Braga / Central Assessoria de Imprensa

Luís Horácio / Foto: Juliano da Hora
A exposição “O Ser é Redondo” apresentará uma retrospectiva da obra do artista plástico, Luís Horácio. Serão 25 pinturas em acrílica sobre telas dos mais variados tamanhos e fases da carreira do artista. A abertura acontecerá no dia 19 de novembro de 2015, às 19h30, para convidados, na Biblioteca Pública de Olinda, localizada em frente à Praça do Carmo, em Olinda. A visitação é gratuita e começa no dia 20 até o dia 27 de novembro de 2015, todos os dias, das 9h às 18h, na biblioteca.

Apresentando uma obra autodidata, o artista oferece como proposta da exposição levar o público a construir uma ponte entre o antigo e o novo, visando perceber as diversas reações diante das suas obras, criadas ao longo da sua carreira. “Essa construção do novo que pode parecer muito antiga, e do velho que pode parecer muito novo abre espaço para uma discussão muito rica entre o artista e o público. Na verdade é o público que dá uma bússola ao artista, sendo esta resposta muito simples e sincera”, frisou Horácio.



O impactante na obra do artista são as formas geométricas, que promove um dialeto com uma intimidade e leveza do colorido nas pinturas. Paisagens, personagens, animais e outras representações são vistas em seus quadros, no qual os tons avermelhados e terrosos, do amarelo ao marrom, garantem a identidade e a harmonia das composições das suas obras, variando de forma suave.

Foto: Juliano da Hora

O visitante que for apreciar as obras da exposição “O Ser é Redondo” terá contato direto com o artista todos os dias da mostra. A intenção é proporcionar ao público uma leitura referencial para construir opiniões, discursões e ligamentos, junto ao criador das obras. “Uma obra de arte é o aparecimento do artista, onde ele expressa o que vai se tornar apto para ser mostrado. Construo, desenvolvo a temática filosófica e utilizo as cores e formas geométricas nas minhas pinturas para apresentar ao público o resultado final, possibilitando um diálogo”, acrescentou Luís.

Artista

Luís Horácio Carvalho, natural de Recife, Pernambuco, iniciou sua saga pelas Artes Plásticas na década de 80. Sua primeira exposição ocorreu em 1994 após cinco anos de dedicação à pintura. Nos seus quase 25 anos de carreira, passou por diversas fases dentro de sua própria pintura, transitando entre paisagens, personagens, animais, música e circo, através de formas geométricas, cores vibrantes e texturas, garantindo a identidade e a harmonia das composições.

Horácio dividiu sua carreira entre Pernambuco e a Inglaterra, mantendo o seu ateliê
em Olinda. Ele já participou de sete exposições em Londres, Oxford e Salisbury, três delas individuais, em espaços culturais ou galerias. Esse trânsito internacional explica parte da inexatidão regional ou cultural que influencia a construção de suas figuras, estruturando um estilo de arte de referências mágicas, lúdicas e universais.


Serviço

Exposição “O Ser é Redondo”
Abertura: 19 de novembro de 2015, às 19h30
Visitação Gratuita: De 20 a 27 de novembro de 2015, todos os dias, das 9h às 18h
Local: Biblioteca da Cidade de Olinda - Av. Liberdade, 100 - Carmo - Olinda – PE

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *