Rio de Janeiro - RJ | Museu de Arte do Rio apresenta Evandro Teixeira: A constituição do mundo
setembro 23, 2015![]() |
Foto: Evandro Teixeira |
Por Priscila Antunes / Approach Comunicação
O Museu de Arte do Rio – MAR, sob a gestão do Instituto Odeon, abre ao público Evandro Teixeira: A constituição do mundo, exposição que apresenta a trajetória dos quase 60 anos de carreira de um dos mais importantes fotojornalistas do Brasil. As mais de 150 obras mostram a capacidade do fotógrafo de mover-se no interior da notícia para construir a imagem e a experiência dos fatos. Assim, o visitante é convidado a atravessar aspectos diversos da vida na cidade – como o universo da praia, da música e das manifestações estudantis ao longo da ditadura militar –, além de ampliar seu olhar para além Rio e além Brasil, com ensaios sobre Canudos, o sertão e a questão indígena, a morte de Neruda e a política chilena.
Evandro Teixeira ocupa um lugar singular na história do fotojornalismo. Sua trajetória de quase cinco décadas no Jornal do Brasil – ícone político de qualidade jornalística e gráfica no campo da comunicação – faz dele uma referência constante para as posteriores gerações. Com curadoria de Paulo Herkenhoff, diretor cultural do MAR, a mostra torna notória a incansável busca do artista na captura do momento exato dos acontecimentos, sem abrir mão de seu olhar crítico e dando à imagem interpretações, pontos de vista e narrativas que explorem e ultrapassem as circunstâncias da fotografia jornalística, levando-a a um patamar político.
“Diante das fotos de Evandro Teixeira – como já colocava Carlos Drummond de Andrade em poema (1986) homônimo sobre o artista – enxergamos a nós mesmos também em perspectiva e, especialmente, em nossa relação com o outro e com o todo. Diferentemente da geração de fotojornalistas anterior à sua, a qual buscou trazer à luz do Brasil ‘profundo’ e ‘ancestral’ (politicamente mantido à distância), Evandro faz da fotografia um ato diário de resistência à opacidade do mundo, íntimo e imbuído de identificação”, comenta Herkenhoff.
Evandro Teixeira: A constituição do mundo integra uma série de exposições que ressaltam a importância do fotojornalismo ao lado de mostras como Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio e Ângulos da Notícia – 90 anos de jornalismo em O Globo. A série será completada com exposições sobre as revistas O Cruzeiro e Manchete, que serão organizadas em breve.
Exposição Evandro Teixeira - A Constituição do Mundo
De 22 de setembro de 2015 até 31 de janeiro de 2016
Museu de Arte do Rio, Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de janeiro/RJOutras informações: http://www.museudeartedorio.org.br/
0 comentários