Rio de Janeiro - RJ | Philos leva Poesia em Movimento para a Flip
junho 26, 2015
![]() |
Arnaldo Antunes / Foto: Marimalta Antunes |
Além de exibir três episódios do programa, entre 2 e 4 de julho, canal convida Arnaldo Antunes e Eucanaã Ferraz para conversar com o público da Casa da Cultura de Paraty.
Seguindo o conceito da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que promove o diálogo entre as artes, o Philos realiza dentro da programação paralela do evento a Sessão Philos, que acontece gratuitamente entre os dias 2 e 4 de julho na Casa da Cultura de Paraty. Unindo poesia e música, o canal da Globosat vai exibir três episódios de Poesia em Movimento, primeira produção criada especialmente para o serviço de video on demand, e ainda convida Arnaldo Antunes e Eucanaã Ferraz para uma conversa com o público.
![]() |
Cleonice Berardinelli / Foto: Miguel Sá |
Escolhida para representar o Philos na Flip, Poesia em Movimento tem a proposta de aproximar o público do mundo dos versos. A série mostra encontros descontraídos entre Adriana Calcanhotto e convidados que desmistificam o trabalho dos poetas ao abordar experiências pessoais e detalhes cotidianos. Os três episódios que serão exibidos na programação paralela em Paraty apresentam entrevistas com Cleonice Berardinelli, Eucanaã Ferraz e Arnaldo Antunes.
No primeiro dia da atividade, 2 de julho, a Sessão Philos exibe o capítulo gravado no Real Gabinete Português, no Rio de Janeiro, com Cleonice Berardinelli. Considerada a maior lusitanista brasileira, Cleonice faz, ao lado de Adriana Calcanhotto, uma homenagem ao poeta português Mario de Sá-Carneiro e mostra por que, aos 98 anos, é uma das maiores especialistas do mundo em literatura portuguesa.
A programação segue, no dia 3 de julho, com o capítulo de Eucanaã Ferraz. Poeta e professor de literatura brasileira, ele comenta em Poesia em Movimento a relação de seus poemas com o trabalho de João Cabral de Melo Neto, aponta Vinicius de Moraes como um dos grandes encontros da sua vida e relembra sua convivência com Waly Salomão. Ao final da exibição do programa, Eucanaã vai percorrer o universo da poesia com o público.
Arnaldo Antunes é o protagonista do episódio que encerra a participação do canal na Flip, no dia 4 de julho. Durante a conversa com Adriana Calcanhotto para o Poesia em Movimento, o músico, compositor e poeta fala sobre como sua obra escrita é capaz de se mesclar com canções e performances no palco. Arnaldo estará presente na Casa da Cultura de Paraty para a leitura de uma seleção de seus poemas.
Serviço
Sessão Philos na FLIP
2 de julho, 16h – Poesia em Movimento com Cleonice Berardinelli
3 de julho, 16h – Poesia em Movimento com Eucanaã Feraz e participação do artista
4 de julho, 16h – Poesia em Movimento com Arnaldo Antunes e participação do artista
Casa da Cultura de Paraty – Rua Dona Geralda, 177, Centro Histórico de Paraty
Poesia em Movimento
Realização: Philos
Apresentação e Concepção: Adriana Calcanhotto
Direção: Tiago Arakilian
Produção: Titânio Produções e D+ Filmes
Sobre o Philos
Criado pela Globosat, o Philos não é um canal tradicional. Com um vasto acervo que reúne os melhores documentários e espetáculos inesquecíveis, Philos está disponível no modelo de subscription video on demand (SVOD), em que o espectador escolhe o momento e o conteúdo que deseja assistir, quantas vezes quiser, por meio de uma assinatura.
Com produções de altíssima qualidade, Philos reúne documentários sobre arte, ciência, história, atualidades, música, povos e culturas; debates e entrevistas; e espetáculos de dança e música – tudo em alta definição (HD).
Para ter acesso ao Philos, é necessário contratar o serviço através de uma operadora de TV por assinatura que ofereça o pacote (GVT e NET, R$ 14,90 mensais) ou pela Globo.com (R$ 16,90 mensais), que dá acesso a todo o acervo. Os conteúdos podem ser assistidos na TV (usando o decoder da operadora), no computador – pelo site www.philos.tv – ou em apps para iPhones, iPads e dispositivos Android.
------
Release: Priscila Antunes / Approach Comunicação
0 comentários