[Rio de Janeiro - RJ] Semana dos Realizadores encerra sua 8ª edição e anuncia premiados no Rio de Janeiro

dezembro 05, 2016

Por Kamille Viola / Assessora de imprensa

 

Ana Carolina Soares, diretora de 'Estado itinerante', vencedor do prêmio de Melhor Filme. Foto: André Maceira.


Um dos principais festivais dedicados ao cinema contemporâneo no país, a Semana dos Realizadores anunciou na última quarta-feira, dia 30, no Espaço Itaú de Cinema, no Rio de Janeiro, os vencedores de sua Mostra Competitiva. Estado Itinerante, de Ana Carolina Soares, e Elon não acredita na morte, de Ricardo Alves Jr, estiveram entre os filmes mais premiados.

O festival contou com o júri oficial e, pela primeira vez, também com um corpo de jurados formado por estudantes de audiovisual de diferentes escolas. A Semana dos Realizadores manifestou também seu apoio à campanha #FicaSEC. A campanha busca reverter a decisão do Governo do Estado de transformar a SEC em uma subsecretaria vinculada a outra pasta e ressalta a importância de contar com uma secretaria que seja exclusivamente de cultura.
Um dos diversos momentos marcantes da oitava edição do evento foi a sessão de abertura, com o documentário Martírio, dirigido por Vincent Carelli e codirigido por Ernesto de Carvalho e Tita. O longa, que fala sobre a trágica luta dos Guarani Kaiowá por suas terras e sua sobrevivência, teve inclusive uma sessão extra, atendendo a pedidos do público.
O programa Por um cinema negro no feminino exibiu os filmes Kbela, de Yasmin Thayná, e Amor maldito, de Adélia Sampaio, duas gerações do cinema feito por mulheres negras no Brasil. Em seguida, como parte dos Debates-Semana Petrobras, as diretoras e a historiadora e pesquisadora Janaína Oliveira falaram sobre o tema com o público.
Julio Bressane exibiu pela primeira vez no Rio de Janeiro seu longa mais recente, Beduino, protagonizado pelos atores Alessandra Negrini e Fernando Eiras.
Na competitiva do festival os curtas, médias e longas-metragens concorrem em pé de igualdade e disputam as mesmas categorias. A oitava edição, patrocinada pela Petrobras e Riofilme, aconteceu entre 23 e 30 de novembro no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo.

VENCEDORES DA 8ª SEMANA DOS REALIZADORES:
JÚRI OFICIAL
O júri oficial da 8ª Semana dos Realizadores foi formado por Amaranta César, diretora e curadora do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira; Andrea Capella, artista visual e diretora de fotografia; e Julia Rebouças, curadora, pesquisadora e crítica de arte contemporânea. Este júri indicou cinco destaques entre os longas, curtas e médias-metragens em competição. Dois prêmios são fixos – os de melhor filme e o prêmio especial do júri, que são obrigatoriamente destinados a obras de formatos diferentes (um longa e um curta ou média-metragem). Outros três prêmios foram indicados pelo júri de acordo com sua avaliação, podendo destacar aspectos técnicos ou estéticos que se sobressaiam no conjunto das obras apresentadas.

Melhor filme: Estado itinerante, dirigido por Ana Carolina Soares
Comentário do júri: Em Estado itinerante, o fim da linha é o começo de um novo caminho coletivo, que articula uma vigorosa rede de relações, afetos e cuidados, forjando um novo sentido para a ideia de comunidade. O procedimento de fazer um filme-encontro-percurso e de promover uma experiência em que o cinema é um lugar de partilha é, em si, um contragolpe, uma vez que torna visível outro sistema de relações sensíveis.

Prêmio especial do júri: Elon não acredita na morte, dirigido por Ricardo Alves Jr
Pela qualidade da narrativa, da mise-en-scéne e do elenco, reunidos em uma coesa composição formal.

Prêmio insurgência: Filme de aborto, dirigido por Lincoln Péricles
Pela necessária presença no cinema brasileiro da luta de classes, articulada às questões de gênero, a partir da perspectiva da periferia.

Prêmio de documentário: Abigail, dirigido por Isabel Penoni e Valentina Homem
Pela emergência, através de um encontro intenso entre realizadoras e personagem, de mulheres e culturas que resistem na iminência do desaparecimento.

Prêmio de ficção: O estranho caso de Ezequiel, dirigido por Guto Parente
Pela invenção de um mundo possível, num exercício de liberdade que revela potência poética e política.

Menção honrosa: Nunca é noite no mapa, dirigido por Ernesto de Carvalho
Pela reapropriação crítica e política das imagens do poder, articulada com um projeto insurgente de intervenção nas cidades.

Os premiados foram agraciados com troféus-imagens originais da artista Clara Moreira e com os prêmios dos parceiros do festival. A Afinal Filmes concedeu apoio aos cinco filmes premiados pelo júri oficial. Os agraciados com os prêmios de melhor filme e Prêmio Especial do Júri ganharam um apoio de finalização de até 30 horas de serviço de correção de cor para uma nova produção. Os demais premiados receberam um vale de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para utilização em serviços de finalização na casa.
Elon não acredita na morte, longa indicado nas categorias principais, terá seleção automática para o Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay e ganhará distribuição do Cine Tonalá em salas de cinema na Cidade do México, Tijuana e Bogotá.
Em seu quarto ano como parceiro da Semana dos Realizadores, o IndieLisboa irá exibir, em sua programação, um dos filmes em competição, escolhido por sua equipe de curadoria.

JÚRI DE ESTUDANTES DE AUDIOVISUAL

Pela primeira vez, o festival contou com Júri de Estudantes de Audiovisual. Abrimos convocatória para que alunos de escolas diversas — universitárias ou não — candidatassem-se a fazer parte de um grupo que assistiu, debateu e definiu os destaques da 8ª Semana de acordo com seu olhar. Foram escolhidos Ana Paula Vieira, estudante do 4º período de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará; Catarina Almeida, que cursa o 8º período de Cinema na Universidade Estácio de Sá; Lorran Dias, aluno do 8º período de Rádio e TV da Escola de Comunicação da UFRJ, e Lucas Reis, que está no 10º período de Cinema e Audiovisual — Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Prêmio especial do júri de estudantes: Estado itinerante, dirigido por Ana Carolina Soares
Destaque em experimentação da imagem é som: As ondas, dirigido por Juliano Gomes e Léo Bittencourt
Destaque em direção: Elon não acredita na morte, dirigido por Ricardo Alves Jr

PRÊMIO RICARDO MIRANDA — MONTAGEM DE INVENÇÃO

Pelo terceiro ano consecutivo, a edt. — Associação de Profissionais de Edição Audiovisual do Rio de Janeiro — premiou a montagem de filmes da Semana dos Realizadores. O prêmio foi criado em 2014 em homenagem à Ricardo Miranda que, além de grande montador e professor, foi mestre de inúmeros profissionais que atualmente dão continuidade às suas ideias sobre montagem cinematográfica. Refletindo sobre essa etapa tão importante na construção dos filmes, a edt. teve nesse ano um juri composto por Natara Ney, Karen Akerman e Rodrigo Lima, que destacaram os seguintes filmes e suas propostas de montagem:

Nunca é noite no mapa, dirigido por Ernesto de Carvalho
Interlúdio, dirigido por Gabraz Sanna

PRÊMIO-AQUISIÇÃO CANAL CURTA!

O Canal Curta! ofereceu mais uma vez um prêmio-aquisição.
O selecionado nesta edição foi:

Nunca é noite no mapa, dirigido por Ernesto de Carvalho





Semana dos Realizadores
De 23 a 30 de novembro de 2016
Espaço Itaú de Cinema Rio de Janeiro
Praia de Botafogo, 316 - Botafogo
www.semanadosrealizadores.com.br
www.facebook.com/semanadosrealizadores

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *