[Recife-PE] CentralPE e o Museu da Abolição convidam para o evento: Espaço Negro - O Negro Após 128 Anos da Abolição da Escravidão. Dia 12/05 às 10h
abril 28, 2016#CompartilhandoInformação
Promover uma programação de debate, arte e manifestações artísticas e culturais em reflexão ao dia da Abolição da Escravatura, 13 de maio, é a proposta do evento Espaço Negro. Com o tema “O negro após 128 anos da Abolição da Escravatura” e aberto ao público, o evento será no dia 12 de maio de 2016 (quinta-feira), das 10h às 18h, no Museu da Abolição, em Recife.
Organizado pelas jornalistas Juliana Braga e Valéria Silva, do site cultural CentralPE e, em parceria com o Museu da Abolição, o “Espaço Negro” proporcionará ao público vivenciar momentos de diálogos e reflexão sobre a abolição da escravatura, a exclusão do negro na sociedade e questionamentos sobre preconceito e racismo, através de palestras, mostra de vídeo, oficina, feira de produtos étnicos e comidas típicas, performance e apresentações culturais.
O evento terá início às 10h, com Mostra de Vídeo e Debate, ministrado pela cineclubista Erlânia Nascimento. Logo em seguida, às 11h15, acontece a Oficina de Danças Urbanas/Breaking, com o arte educador Levi Costa (Grupo Step Evolution) e palestra “Hip Hop: Arte Cidadania e Cultura de Paz”, com os sociólogos Sérgio Melo e Sérgio Ricardo (Associação Metropolitana de Hip e Hop em Pernambuco). A partir das 13h15, palestra “Livro: Nem Mãe Preta, Nem Negra Fulô”, com o escritor e historiador Maciel Carneiro.
Nos intervalos do evento, o ator Ryan Leiva apresentará as performances “Mala_da_Resistência” e “CORPO&RITMORepresentando. Já à tarde, as atrações culturais e artísticas serão o Grupo de Capoeira Herança de Angola e Grupo Percussivo Batá Kossô. E durante todo o dia, o público poderá apreciar a Feira de Produtos Étnicos e Comidas Típicas.
As inscrições para as atividades do “Espaço Negro” são gratuitas, começam na terça-feira (26) e terminam no dia 6 de maio. Serão 50 vagas para a mostra de vídeo, 50 vagas para cada palestra e 15 vagas para a oficina mais palestra. Para participar, o interessado deve ter a partir de 15 anos e preencher o formulário online. Todos os participantes receberão certificado digital.
Encerrando o evento, a partir das 16h45, acontecem as palestras “Intelectualidade e o negro ontem e hoje”, com o historiador Jorge Michiles, “Políticas Afirmativa e Juventude Negra”, com Arlesson Texeira (Fórum Nacional de Juventude Negra de Pernambuco) e “128 anos de abolição e as políticas públicas no Brasil”, com Alzenide Simões (Núcleo de Cultura Afro-Brasileira), todas juntas. “Nosso objetivo é promover um momento de debate, arte e reflexão sobre a abolição da escravidão para a sociedade”, ressaltou uma das organizadoras do evento, Juliana Braga.
Para mais informações sobre o evento, acesse:
0 comentários