[Jaboatão dos Guararapes - PE] Páscoa do Shopping Guararapes terá exposição sobre a Ucrânia e brincadeiras para criançada
Evento fevereiro 26, 2016![]() |
Fotos pessoais / Eloir Jr |
Por Juliana Godoy / Aponte Comunicação
Páscoa do Shopping Guararapes terá exposição e workshop sobre a Ucrânia.
Além da mostra, que trará a arte milenar das pêssankas, mall terá piquenique no Parque para criançada.
Os ovos pintados de forma colorida com uma linguagem própria de símbolos e sinais é tradição durante o período de Páscoa na Ucrânia. Há milênios, o povo da região realizava a festa da Primavera, um evento para comemorar a chegada de Dajbóh. A ele era oferecido seus presentes – as pêssankas e nelas estavam gravados os raios de luz que seriam oferecidos à terra. Com o passar do tempo, a festa passou a ser comemorada durante a Páscoa e os desenhos se tornaram atrativos para prosperidade, saúde e paz.
A exposição é produzida pela Coutinho Eventos sob a curadoria do jornalista Maurício Coutinho e da produtora cultural Mara Porto, com apoio dos artistas plásticos Eloir Jr. e Carla Schwab. “Em painéis e vitrines especiais, afirma Coutinho, teremos um pequeno resumo da importância da Ucrânia e sua arte milenar, enfocando desde a pintura das Pêssankas, até a dança, a música e as artes de modo em geral, bem como aspectos geográficos, econômicos e sociais da própria Ucrânia.
Segundo Jorge Rybka, Cônsul Honorário da Ucrânia em São Paulo, a cultura ucraniana sempre foi conhecida pelo artesanato, que inclui a decoração de ovos - as famosas pêssankas - bordados – toalhas, chamadas de Rushneks – camisas, roupas, xilogravuras e pinturas de bonecas, criando um estilo próprio e único em suas danças e cultura em geral.
Artista plástico: Eloi Jr.
Nascido em Curitiba/Paraná, Eloir Jr. é artista plástico pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná, expõe profissionalmente seus trabalhos artísticos em mostras individuais, coletivas, e salões de arte desde 1997, obtendo nove premiações durante este período e suas obras estão em coleções de acervos nacionais, internacionais, livros de arte e cultura e nas edições da Casa Cor Paraná. Em 2010 representou o Estado do Paraná na cidade francesa de Vaire-Sur-Marne.
Há 19 anos é estudioso das etnias européias que imigraram e colonizaram a terra Paranaense, região sul do Brasil, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde não só expressa a pintura sobre a tela, como também o artesanato cultural destes países. Seu trabalho é alegre, colorido e resgata as nossas memórias culturais trazidas pelos diversos povos. Inspirando-se nos folclores polonês, ucraniano, português, italiano entre outros, o artista consegue demonstrar a convivência harmoniosa das etnias que fazem parte de sua terra natal, a terra de todas as gentes.
Em seu percurso artístico se identificou com a linguagem Naife, que traduz a pura expressão ingênua da cultura, hábitos e costumes em harmonia com ícones paranistas, como gralha azul, araucárias e pinhões.
Curadoria: Maurício Coutinho
Jornalista, publicitário e produtor cultural, cursou a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (jornalismo) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (publicidade). Em sua experiência profissional constam atuação nas funções de repórter, colaborador, colunista, chefe de reportagem, editor e diretor de redação de vários veículos de comunicação e assessorias de imprensa, dentre eles: Diário Popular, Carta Capital, Revista Senhor, Rádio Jovem Pan, Rádio Eldorado, Rádio América, Rádio Tupi, Rádio Mulher, A Gazeta Esportiva, Revista Mulher Executiva, Revista Consulte São Paulo, Jornal O Dia, Jornal Metrô News, site NetConsórcio, jornais de bairro: Consolação News, Magazine Paulista e Lazzulys Press, jornal do CRMV/Conselho Regional de Medicina Veterinária, Revista Afro Magazine do Centro Cultural Africano, O Povo/CE, Correio de Notícias/PR, O Estado de Minas/MG, Resenha Judaica/SP.
Foi colunista de propaganda na Gazeta Esportiva, Asteriscos, revista Propaganda e Caderno de Marketing do Diário Popular. Participou ativamente de seminários e palestras da Associação Paulista de Propaganda/APP, Sindicato dos Publicitários, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil/ADVB, Clube de Criação de São Paulo/CCSP, Fundação Brasileira de Marketing/FBM e Grupo de Mídia
Coordenou o Prêmio Colunistas versões regional e nacional durante oito anos e promoções da Rede Globo e Diário Popular: Futeboys, Caros Coroas, Marco Zero, Mexa-se. Foi apresentador do Top de Marketing ADVB e Prêmio Colunistas pelo Brasil e América Latina, tendo sido premiado com o Top de Marketing ADVB: Figurinhas Jucapixaba/Governo do Estado do Espírito Santo e Prêmio Colunistas: Criação/Papelaria Diana Cinematográfica