Olinda - PE | Evento “Sabá – Semana de Artes Batá Kossô” apresenta arte, cultura e poesia em Olinda

dezembro 10, 2015

Por Juliana Braga / Central Assesssoria de Imprensa




Arte, cultura, poesia e debate é o que vai apresentar a primeira edição do evento “Sabá – Semana de Artes Batá Kossô”, em Olinda. Realizado pelo grupo percussivo Batá Kossô, o evento acontecerá de 15 a 19 de dezembro de 2015, e contará com várias atividades gratuitas, como palestras, oficinas, recital de poesia “Eu Poeta Errante” – Homenagem ao Poeta França, mostra de vídeos e apresentações culturais para o público em geral.
A propostado evento é valorizar a identidade cultural popular da cena pernambucana e as manifestações artísticas, através da dança, música e poesia, incentivando a vivência e compreensão das diferentes estéticas existentes em nossa cultura, resultando na difusão das várias formas de intepretação social. “Através da inclusão da cultura e arte podemos nos socializar, trazendo de volta toda arte presente nas manifestações e folguedos populares, tornando cada participante mais um defensor da cultura”, acrescentou Felipe França, músico, educador social e coordenador geral do evento.

A abertura do “Sabá – Semana de Artes Batá Kossô”, será no dia 15 de dezembro, a partir das 19h, com entrega das credenciais, confirmação das inscrições, apresentação do evento e Aula-Espetáculo Agô, com o grupo percussivo Batá kossô e o músico/compositor Jorge Riba.
Buscando acrescentar conhecimentos e conscientização artístico cultural para os jovens e adultos das comunidades do Varadouro, Santa Tereza e adjacência, além do público em geral, o Sabá oferecerá de 16 a 19 de dezembro, oficinas de Dança (Expressão Corporal), das 8h30 às 11h30, com os coreógrafos Joana D’arc Santana (Balé Afoxé Oxum Pandá eBalé Afro Oxum Omi Neuá), Paulo Queiroz (Balé Afro Raízes) e Manuel Castomo (Dança Moçanbicana); De Percussão, de 14h30 às 17h30, com Mãe Beth de Oxum, Percussionista e LuthierJoás Santos, Grupo Percussivo Batá Kossô e o percussionistaGilú Amaral; De Cerâmica para Mulheres - “Caminhos do Barro: Sensibilização a Arte da Cerâmica e as Mulheres”, das 8h30 às 11h30, com a ceramista Ana Beatriz Machado Cordeiro (Omnirá Cerâmicas).
Serão oferecidas 25 vagas para a oficina de dança e percussão, cada, e 15 vagas para a oficina de Cerâmica, só para mulheres. Os interessados poderão se inscrever através do email: eventosaba2015@gmail.com, informando nome completo, endereço, contato e qual a oficina quer participar, até às 12h, do dia 14 de dezembro, próxima segunda-feira. A seleção será feita por ordem de inscrição e os participantes receberão certificado.
Nos dias 16, 17,18 de dezembro, às 19h20, serão exibidos no Cine Clube Rainhas do Quilombo, os documentários “Pernamcubanos” sobre a relação entre as culturas Afro em Pernambuco e Cuba, “Poeminflanado” sobre o poeta França e “Etnorec” sobre a discriminação com as religiões de Matriz Afircanas em Olinda, respectivamente. Já às 20h, do dia 17 de dezembro, o público prestigiará o recital de poesia “Eu Poeta Errante”, homenagem ao Poeta França, coma participação dos poetas Miró, Fernando Chille, Cida Pedrosa, Milton Pitanga, Eunápio Maário, Silvana Menezes e outros. Os visitantes também poderão apreciar, todos os dias do evento, Intervenção de Grafite com o grafiteiro Cajú e Feira Social e de Comidas Típicas.
No dia 18 de dezembro, das 19h30 às 21h, terá a roda de debates com o tema “A Religiosidade na Comunidade”, com Yalorixá Beth de Oxum, Babalorixá José Iguaracy Costa (Guara), Juíza de Direito Adrianne Ribeiro, Candoblecista Jorge Riba, Advogado Clóvis Bastos, Presidente do Centro Espírita Maria Francisca de Assis (CEMFA) - Leda Cardoso, Juremeiro Alexandre Lomí L’odô e Tiago Nagô, do Grupo Artístico Batá Kossô, como mediador.
E para encerar o evento, no dia 19 de dezembro, a partir das 18h30, shows com o grupo percussivo Batá Kossô, percussionista Gilú Amaral, músicos Valdir Afonjah e Felipe França e o grupo Coco de Umbigada.


Grupo Percussivo Batá Kossô / Foto: Divulgação

  
Batá Kossô

O Grupo Artístico Batá Kossó (Batuque de Rei) surgiu em 2007, durante turnê pela Inglaterra. Em 2012, o grupo ganhou as ruas e ladeiras de Olinda, com a proposta de difundir a cultura popular pernambucana e tendo a necessidade de aumentar o conhecimento artístico social dos jovens e adultos da comunidade do Varadouro e Santa Tereza. Composto por músicos profissionais e pelos moradores da comunidade, o grupo apresenta em seu repertório influências que vem do maracatu de baque virado, samba, coco, ciranda, cavalo marinho, caboclinho e toques do candomblé. Oferecem, também, oficinas de percussão que explora a poliritmia das expressões populares para a comunidade e público em geral. Já pelas ladeiras de Olinda, apresentam e emanam sua batucada e cortejo durante os festejos carnavalescos.


Serviço:

Sabá – Semana de Artes Batá Kossô

Data: De 15 a 19 de dezembro de 2015

Abertura: 15 de dezembro, a partir das 19h

Local: Sede do Batá Kossô - Rua do Piza, 129, Varadouro, em Olinda/PE

Inscrições: eventosaba2015@gmail.com 

Informações: (81) 999855195 (Felipe França)


 





VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários

FACEBOOK

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *